domingo, 10 de junho de 2012

Batata Gratinada ao Molho Branco com Carne Moída

Yo Fellas!

Essa é a primeira receita que publico aqui e achei bacana começar com uma que nunca tinha feito, sendo que fiz adaptações conforme meu gosto.

A receita de hoje é a batata gratinada ao molho branco com carne moída. Bem fácil de fazer, esse é o objetivo. Não precisa muita experiência é só dar atenção à comida! =D 
Parece difícil! Mas não é! Não se atente aos ingredientes, e sim ao prazer do sabor!



Vai super bem acompanhado com aquele arroz básico. Tempero Pronto para Arroz (Uso Meu Arroz da Knorr), uma xícara de arroz, e duas xícaras de água. Um fio de óleo, frita o arroz, coloca o tempero (sachê), e põe toda a água fervente de uma vez e esperar secar. simples...


Para dar um sabor bacana, cebolinha cortadinha e fresca na hora cai super bem! Sem contar um vinho para os dias frios (como aqui em Curitiba ultimamente).


Ingredientes:

1 cebola picada.
3 dentes de alho picado.
1 tomate picado.
4 batatas médias previamente cozidas (20 minutos na panela de pressão) ou cozidas na água, mas sem desmanchar as batatas, elas devem ficar levemente durinhas.
1 raminho de cebolinha picada.
450 a 500 gramas de carne moída.
3/4 de copo de leite. (150ml).
2 colheres de chá de farinha. (1 e meia colher de sopa) ;).
1 caixinha de creme de leite.
1 pacote de queijo ralado.
óleo, sal a gosto, pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparo:

Refogue metade de uma cebola e 2 dentes de alho com uma colher de sopa de óleo. Adicione a carne moída. Cuide até ela começar a ficar cozida. Adicione sal e pimenta à gosto. Não deixe a carne secar, ela deve ficar "úmida". Adicione também o tomate. Reserve.

Dissolva a farinha no leite. Também refogue a outra metade da cebola e 1 dente de alho com meia colher de sopa de óleo. Coloque o leite com a farinha dissolvida e em fogo morno continue mexendo o molho para não empelotar. Tenha um pouco de leite por perto, caso engrosse demais. Se for o caso adicione o leite aos poucos para soltar o molho e ganhar consistência adequada. Por fim coloque todo o creme de leite junto a esse molho. Pode-se temperar com sal e pimenta. Reserve.

Corte as batatas em rodelas ou pedaços grandes. Use um refratário de vidro. Faça uma camada com a carne moída, pondere se tudo caberá no seu refratário. Então faça uma camada com as batatas, cubra com o molho branco e polvilhe com o queijo ralado.

Leve ao forno pré-aquecido em média temperatura (150-180º C). Estará pronto em cerca de 40 minutos. Certifique-se que está dourado o molho por cima, queimadinho como a foto. Então estará no ponto!

Tempo de Preparo Total: 1hora e 30 minutos.

Bom Apetite!

Peace. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário